Depilação




A depilação consiste na extração intencional de pêlos e/ou cabelos do corpo de forma definitiva ou temporária.

História

Há tempos, pessoas em diversas sociedades procuram eliminar o excesso de pelos e penugens, para fins estéticos (...) e para higiene pessoal. A história nos revela que em 1500 a.C. os homens já removiam os pelos com um depilador feito de sangue de diversos animais, gordura de hipopótamo, carcaça de tartaruga e trissulfeto de antimônio. Os romanos também se referem a composições depiladoras, algumas das quais continham soda cáustica como destacado ingrediente. Cleópatra tirava seus tão indesejáveis pelos com faixas de tecidos finos banhados em cera quente. Embora os depilatórios químicos sejam considerados uma invenção contemporânea, o processo para remoção dos pelos através de decomposição química surgiu na Antiguidade. Na realidade, durante séculos seu desenvolvimento ficou adormecido e diversas outras alternativas foram introduzidas. Existem vários tipos de depilação a seguir você verá as principais e mais eficientes.

Cera

Consiste em grudar uma cera especial na pele e puxar retirando assim os pelos. A cera pode tanto ser comprada em perfumarias e farmácias como pode ser feita em casa com ingredientes como mel e limão. Existem 2 tipos de cera. A cera fria é mais pratica porém não tão eficaz. Basta a pessoa esquenta-la com as mãos por 10 segundos grudar nos pelos e retira-la. É o segundo melhor método de depilação existente. A cera quente da um pouco mais de trabalho porem é o melhor de todos os métodos existentes para retirada de pelos. Deve pegar a cera coloca-la num recipiente onde possa esquenta-la bastante. Em seguida ainda bem quente coloca-se no local e retira-se os pelos. Não pode ser usada fria pois assim perde completamente sua eficácia. Também não é recomendado que se reutilize a cera depois de esquentada. Apesar de ser o melhor método de depilação tanto a cera quente como a fria irritam muito a pele, devendo-se sempre consultar um dermatologista antes de usá-las. Em ambos os casos os pelos são retirados pela raiz sendo assim a cada vez que você faz a depilação os pelos nascem mais fracos e finos, porém essa diminuição só pode ser considerada significativa depois de muitos anos de depilação.








Threading (Depilação com Linha)

Consiste em retirar os pêlos com uma linha de algodão, apenas entrelaçando-a e deslizando sobre a pele retirando os pêlos pela raíz. Esta técnica já muito antiga, é oriunda do Sul Asiático e Médio Oriente. É aconselhável a pessoas que possuam uma pele mais sensível, pois não corta, não queima, não provoca reacções alérgicas, é menos dolorosa, e não cria borbulhas nem irritações após a depilação. Ao contrário da cera, que dilata o músculo fazendo-o descair. Podemos ainda beneficiar com o Threading, do retardamento notável do crescimento do pêlo, após as 3 primeiras sessóes, ajuda a desencravar pêlos, uma vez que a linha ao deslizar sobre a pele, promove o efeito de esfoliação, aclara ainda a pele, deixando-a muito suave. Para sobrancelhas, a técnica é muito mais delineadora, oferencendo um resultado perfeito.
Esta técnica conta actualmente com um enorme sucesso, principalmente em países como Inglaterra, EUA e Brasil.
Em Portugal, apenas se introduziu oficialmente a 4 anos atrás, pela empressa especialista em Threding e styling de sobrancelhas, a WINK.

Depilação definitiva

Quanto à depilação definitiva, os únicos processos comprovadamente eficientes são a depilação a laser e a queima do pêlo por um processo denominado eletrólise. Já existe uma forma de depilação a laser mais segura: a depilação a luz pulsada intensa.
A IPL ou Luz Pulsada Intensa é um tratamento não invasivo que visa a eliminação do pêlo de forma rápida, indolor e segura. É a nova técnica de Depilação Definitiva, considerada o futuro da Depilação. Desenvolvida em 1994, e aprovada pela FDA (organização norte-americana reguladora da saúde e segurança pública) em 1997, esta técnica de Fotodepilação consiste na aplicação de suaves pulsos de luz na pele, através de uma lâmpada de xénon. A luz é absorvida e convertida em calor pela melanina presente no pêlo, enfraquecendo progressivamente os folículos pilosos, e inibindo o crescimento do pêlo. Assim, este tratamento garante a eliminação progressiva dos pêlos.
A Depilação a Luz Pulsada é considerada uma revolução para a Fotodepilação, porque é o primeiro tratamento seguro e indolor de Depilação Definitiva. Antes, só existia a electrólise (eliminação do pêlo através de um choque eléctrico), que era muito dolorosa, e o laser, também doloroso, e mais caro. Esta técnica de Depilação é adequada tanto para mulheres como para homens. Os homens podem ter mais sensibilidade no uso da máquina, já que o seu pêlo é mais grosso, mas esta técnica igualmente efectiva em homens como mulheres.
Em média, são necessárias 4 a 8 sessões de Luz Pulsada Intensa para eliminar o pêlo. A eficácia do tratamento depende do tipo de pele, da cor, espessura, diâmetro e tempo de crescimento do pêlo, bem como da dimensão da área a ser tratada. O tempo de tratamento pode variar consoante o tipo de pele e de pêlo. São recomendadas duas semanas de intervalo entre tratamentos, mas há quem realize tratamentos todas as semanas, e outras uma vez por mês, dependendo da área a depilar e do crescimento do pêlo. Desde que o folículo piloso ou a pele circundante não apresente vermelhidão ou inflamação, o tratamento pode ser repetido após 48 horas no mínimo. Durante o tratamento de Fotodepilação, a pele não deve ser sujeita a exposição solar.
A Depilação a Luz Pulsada não é eficaz em pêlos ruivos, brancos ou louros claros. Não é adequada para pele negra. O tratamento depende da capacidade de absorção de luz da melanina. O pêlo com menos melanina (ruivo, branco ou louro claro), não absorve eficazmente a luz. A pele negra, com mais melanina, tem uma maior capacidade de absorção de luz, pelo que o tratamento com luz pulsada pode provocar danos na pele, tais como queimaduras, bolhas e descoloração. Para um melhor resultado, o mais conveniente é que a pele seja mais clara que o pêlo.
A Depilação a Luz Pulsada tem sido amplamente testada em estreita colaboração com dermatologistas. Concluiu-se que as temperaturas atingidas durante o tratamento (70ºC) são significativamente mais baixas que o laser (300ºC). Assim sendo, o risco de queimaduras ou de pigmentação são reduzidos. Também é mais segura e indolor, em relação à Depilação a Laser. Por outro lado, o laser é uma tecnologia mais dispendiosa do que a IPL e geralmente necessita de um tempo de tratamento mais longo. Assim, a Depilação a Luz Pulsada torna-se uma opção mais interessante para quem deseja investir na Depilação Definitiva e ficar livre de pêlos.


 

Crie um site gratuito com o Yola